quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia 27/10/09: finalizamos o TP6.

Mais uma bela tarde de sol em Itaara. Tarde de encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa. Tarde de trocas e de TP6. Como havíamos planejado no encontro anterior, nesta tarde nos concentramos nos estudos de cada item, cada ponto importante do TP6.
Na unidade 21: Argumentação e linguagem, nos detivemos nos aspectos conceituais em torno da construção da argumentação. Com a ajuda do Hagar - O terrível (pág. 25), fizemos uma revisão os cinco tipos de argumentos descritos no TP e discutimos a importância da construção da argumentação e como, de maneira geral, nossos alunos não conseguem construir seus argumentos de forma consistente. Verificamos também que neste ponto importante para uma produção textual podemos estar "pecando", porque solicitamos dos alunos argumentos e muitas vezes não verificamos se eles sabem verdadeiramente construí-los.
A cada dia fica mais clara e visível a importância de um projeto sério nas escolas em função da produção textual. Um projeto bem costurado e amarrado, onde sejam visíveis as conexões entre cada tópico e com objetivos claros.
Na página 45 do TP, um ponto importante também fez com que parássemos para refletir: textos em sala de aula não são só os escritos, são os orais também. A construção da argumentação exige do aluno um raciocínio e um pensamento lógico (coesão e coerência - TP5).
Retomamos uma questão que já havíamos discutido anteriormente: o registro destes tópicos nos cadernos de chamada. E mais uma vez me posicionei no sentido de registrarmos, por exemplo: aula de leitura, produção textual oral, produção textual escrita e assim sucessivamente. Mais uma vez ficou evidente que as coordenadoras pedagógicas e as diretoras de escola devem estar cientes de todas as mudanças para apoiarem e darem suporte aos professores da disciplina quando a gramática sair do foco e os pais começarem a bater nas portas das escolas.
Solicitei atenção e leitura das cursistas ao Ampliando nossas referências: Argumentação (pág. 59, 60 e 61), pois vamos precisar construir também nossos próprios argumentos em defesa do GESTAR II e a "nova" maneira de conduzirmos as aulas de português.
Em relação a unidade 22: Produção textual: planejamento da escrita, retomamos os conceitos das funções básicas da língua e o conceito de metacognição. Vimos também diferentes estratégias de planejamento para aulas de produção textual. Ressaltei a importância de nos valermos destas diferentes estratégias e usá-las alternadamente para que as aulas não tenham sempre o mesmo formato.
Na página 123 do TP, há uma sugestão passo-a-passo de como fazer um resumo. E desafiei as cursistas a aplicarem esta técnica em sala de aula.
Discutimos a importância do planejamento da escrita, da atividade de revisão e de edição do texto. E verificamos que estes passos precisam ser cobrados dos alunos sistematicamente, para que desde cedo (5ª série) os alunos iniciem este processo e apropriem-se dele, para no futuro (8ª série) estas etapas serem comuns e rotineiras em relação a produção de textos.
Na unidade 23: Estratégias de revisão e edição, ressaltei a importância do trabalho coletivo principalmente nos aspectos de revisão textual. Com atenção, olhamos a sugestão da página 147 como mais uma estratégia a ser incorporada em sala de aula.
Mais uma vez, solicitei atenção e leitura das cursistas ao Ampliando nossas referências: Auxiliando os alunos a editar (pág. 155, 156 e 157) e pedi para que cada uma pensasse em um modelo de lista para edição de textos, para em um próximo encontro, tentarmos montar um modelo para ser usado em nosso município. Onde os alunos das diferentes escolas tenham os mesmos critérios para a revisão e melhoria de seus textos e também, para que em uma eventual troca de escola, eles e suas famílias percebam que caminhamos todos em uma mesma direção e com sintonia em nossas ações.
A unidade 24: Literatura para adolescentes. Roubou um espaço significativo de nossa tarde, pois trocamos sugestões de livros e filmes para auxiliar em nossa prática pedagógica. Também foram relatadas neste momento, experiências com atividades de leitura de obras literárias.
Em relação as atividades do Avançando na prática, retomamos uma a uma delas e analisamos o grau de dificuldade em relação a aplicabilidade das mesmas com as turmas.
Mais um encontro chegava ao fim e solicitei que as atividades sejam feitas em sala de aula e os relatórios elaborados para as datas pré-determinadas por nós mesmas.
Entreguei a cada cursista um CD com um PDF do PCN de Língua Portuguesa e os vídeos que retirei do site http://www.estudante.co.cc/. Este material irá subsidiar nosso encontro de montagem do projeto final do GESTAR II com a temática dos planos de estudo.

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