sábado, 17 de outubro de 2009

Dia 15/10/09: dia de celebração!



Mais uma tarde de encontros, mais uma tarde de celebração! E neste dia tão especial, não poderia iniciar o encontro sem fazer uma breve e singela homenagem a nós mesmas. Por isso, escolhi a mensagem do youtube "Ser professor", para demonstrar nossa importância na sociedade e também para aumentar nossa auto-estima.
Logo após fizemos juntas um teste de nossos conhecimentos sobre sequência didática. Muitas risadas foram dadas em função da questão do teste, mas entendida a brincadeira, avaliamos nosso conceito sobre este assunto e debatemos sobre a importância do planejamento das ações pedagógicas. Como modelo de organização de sequência didática, retirei do "site escrevendo.cenpec.org.br", uma sugestão de sequência para o trabalho com gêneros textuais. Esta reflexão foi de extrema importância em função do assunto que viria a seguir: TP6.
Ao abrir o TP6, as cursistas tiveram a grata surpresa de ver que ele é um "livro mágico". Ou seja, que ele auxilia e ajuda o professor a pensar em sequência, ele auxilia o professor a criar motivação e organização de etapas fundamentais em sala de aula quando o assunto é escrita. Além disso ele estimula e envolve o professor na árdua tarefa de mostrar ao aluno que um texto dificilmente está pronto, que ele sempre merece atenção, leitura, escrita, releitura, reescrita, revisão e este processo repetindo-se, quantas vezes for necessário.
Mas os textos dos alunos precisam ser publicados, não é? Por isso, apresentei para as cursistas o texto Blogs como ferramentas pedagógicas, retirado do "site www.ead.sp.senac.br". Com ele procurei estimular as cursistas a movimentarem o Blog criado por elas, utilizando e postando os textos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos. Mostrei o Blog de língua portuguesa da minha escola "pintoribas.blogspot.com", para mostrar como estou utilizando esta ferramenta pedagógica e o efeito que ele tem produzido no estímulo de meus alunos na hora da criação de textos.
Expliquei que além do Blog, mantenho um mural no corredor da escola onde algumas produções de texto são "convidadas" a estarem lá. Ou seja, após a minha leitura dos textos, faço comentários e solicito que alguns textos sejam "passados a limpo" ou para o mural, ou para o Blog. Comentei o efeito positivo que esta ação gera sobre os alunos, pois os textos estão sendo a cada dia que passa, escritos e pensados com mais rigor e cuidado da parte deles. Eles sabem que os textos publicados lá terão muitos outros leitores e isso faz com que eles produzam mais e melhor.
Isso gerou uma ótima discussão em relação a importância e o estímulo que é para o aluno saber que ele terá sobre seu texto, outros leitores além da professora de português. E as dificuldades forma aparecendo e sendo relatadas. Para cada uma delas, tentei buscar uma solução. Ficou clara a importância de dar visibilidade para os textos produzidos pelos alunos e o efeito positivo que isso gera dentro da escola.
Como não poderia deixar de fazer, trouxe para as cursistas o plano de aula retirado do "site da revista nova escola (www.ne.org.br)" chamado: Trabalhando uma questão ortográfica com ditado interativo. Pois a questão da exemplificação de como organizar as velhas coisas como uma nova roupa é fundamental para que a mudança em sala de aula ocorra. Como elas queriam idéias de trabalho com ortografia, achei que este plano de aula poderia ajudar a diminuir suas angústias. Lemos o passo-a-passo e vimos que mais uma vez estas questões envolvem planejamento e uma boa avaliação diagnóstica da turma.
Outro ponto importante que está relacionado diretamente ao projeto para o portifólio do Gestar II, é a questão de retomarmos os estudos dos PCNs para reelaborarmos os nossos planos de estudo. Então, busquei o texto Ainda uma leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, da Professora Norma Sandra de Almeida Ferreira da UNICAMP, para iniciarmos nossa discussão sobre o tema e para começarmos dar forma e corpo ao nosso projeto. Como o texto é extenso e nosso tempo estava no fim, lemos e discutimos uma pequena parte dele. Solicitei que para o próximo encontro a leitura dele seja concluída em casa para fazermos daí um debate mais completo e amplo sobre esta revisão aos PCNs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário