quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dia 06/10/09: a viagem final pelo TP5.



Mais uma tarde de encontros. Ânimos renovados e muita disposição para o trabalho com o Gestar II.
Iniciamos nosso encontro, mais uma vez reorganizando as datas em nosso cronograma. Estes ajustes são importantes em função de todos os problemas que enfrentamos neste ano.
Novas datas organizadas, tarefas sendo desenvolvidas, voltamos ao TP5, recordamos através de um power point as noções de estilo, estilística, coesão, coerência e lógica textual. Todas elas importântes conceitos e serem revisados pelos professores de português.
Depois disso, mergulhamos de cabeça no TP5. Passo a passo, seção por seção, fizemos a dissecação de seu corpo.
Revisamos seus conceitos, falamos sobre as dificuldades de nossa prática em relação a estes temas e juntas, descobrimos que estes tópicos (quando bem planejados) podem resultar em aulas leves e prazerosas para todos.
Com extema atenção, bisbilhotamos cada um dos "avançando na prática" que estão presentes neste TP. Com eles, discutimos a aplicabilidade das propostas e como elas podem ser adaptadas para nossa realidade.
Também mergulhamos no AAA5 - versão professor - nos divertimos e interagimos com ele e seus trava-línguas, os provérbios, as tirinhas e as idéias absurdas.
Retomamos alguns planejamentos que tínhamos feito em conjunto. Revisamos e relatamos dificuldades, acertos e modificações.
Também fizemos a leitura do plano de aula "As duas faces da ortografia", retirado do site da revista Nova Escola. Neste ponto, constatamos mais uma vez a falta que disciplinas da pedagogia fazem na formação do professor de português.
Falhas grandes nas estruturas de nossos cursos de formação estão ficando cada vez mais evidentes. Neste sentido, o Gestar II chegou em boa hora. Para promover a reforma profissional, que nem tínhamos consciência de que era tão necessária. Além dela, existe também o forte empenho em relação a modificação urgente em nossos planos de estudo.
Para finalizar a tarde, passei o video "I want to believe" que a formadora de Guaporé, Luciane Faccio, nos apresentou e cedeu na formação em Porto Alegre.
Com ele, solicitei as cursistas uma reflexão baseada na história do video e a relação que existe entre ele e os profissionais de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário