segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Segunda etapa do GESTAR II em Porto Alegre!


Nosso segundo encontro começou muito mais tranquilo. Todos estavam com saudades e a confraternização foi o ponto alto desta etapa. Confraternização no mais amplo sentido: da amizade, da troca, das idéias. Muitos pontos em comum foram detectados entre os participantes, mas a necessidade da reformulação dos planos de estudo para o próximo ano, foi consenso geral.
Ficou claro que o objetivo de todos em seus municípios é transformar a educação e principalmente o modo de se ensinar a língua materna. Mudar para pararmos de reproduzir. Mudar para resgatarmos o interesse dos alunos. Mudar para transformar. Neste sentido é necessário que todos os participantes do programa tenham a disposição de sair de sua "zona de conforto" profissional.
Então passamos uma semana onde trocamos experiências, relatamos o andamento das nossas atividades com os cursistas e com as turmas que os formadores são regentes. Viajamos pelos TPs 6, 1 e 2. Retomamos alguns pontos e questões sobre os portifólios. Assistimos "O Leitor" para analisar e discutir a importância do letramento e o papel da escrita. Muitas dinâmicas, muitos vídeos e vários textos depois, avançamos muito em nossa caminhada. O que nos fortaleceu para voltarmos e retomarmos nosso trabalho com mais ânimo.
Sabiamente nos disse o Prof. Mau: Muitas aulas hoje são como missas em latim arcáico. Devemos refletir muito e descobrir se já conseguimos mudar a linguagem ou se continuamos em sala de aula, falando e reproduzindo coisas sem sentido e sem significado prático para nossos alunos. Por isso, o Gestar II virou nossa bandeira para as mudanças que são tão urgentes na educação deste nosso imenso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário