segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Professor: você já tem seu Blog?

Blog para quem não sabe é uma espécie de diário eletrônico que surgiu no final da década de 90. Eles são uma ferramenta de atualização rápida e possuem muitos recursos mais, além da publicação de um texto. Nele são inseridas imagens, vídeos, áudios e links, por exemplo. Um fator de destaque é a interatividade do leitor com o escritor do Blog (ou blogueiro) pois ele pode opinar, comentar e responder ao escritor em um espaço reservado para estes comentários junto ao texto postado.

Na busca de uma constante atualização, muitas escolas e seus professores estão recorrendo aos Blogs como uma ferramenta a mais no seu fazer pedagógico. Isso significa dizer que o Blog está sendo usado para dar visibilidade ao trabalho da escola ou de um professor específico junto a seus alunos e sua comunidade.

O Blog é uma excelente forma de integrar e envolver o aluno na produção de conteúdo específico para ele, pois outra característica importante dos Blogs é a temática e o assunto a ser divulgado por cada um deles. Isso possibilita que a escola e seus professores produzam um trabalho interdisciplinar ou até mesmo fragmentado através das disciplinas. Mas sempre com um imenso potencial a ser explorado, pois sua interatividade e fácil acesso são fatores que seduzem e envolvem os jovens no desenvolvimento deste tipo de projeto.

Professores que mantém Blogs sentem rapidamente o efeito positivo que este tipo de ferramenta produz em seus alunos. Pois os textos para serem postados lá, são pensados com mais rigor e desenvolvidos de forma mais cuidadosa por parte dos alunos. No Blog, eles sabem que terão muitos leitores a mais do que seus próprios professores. Isso estimula, dá vontade de escrever, ler e revisar até que o aluno/autor ache que seu texto ou trabalho está pronto para ser postado.

O uso do Blog como ferramenta pedagógica é uma questão que não pode ficar de fora das discussões e reuniões nas escolas. Pois a postura da escola frente às novas tecnologias precisa ser pensada e reformulada com rapidez. Corre-se o risco de mais uma vez a escola ficar de fora deste novo modelo de sociedade que se apresenta, com a invasão quase que total da tecnologia na vida das pessoas.

É importante que os professores em geral se apropriem desta mídia para trazer e resgatar o interesse dos alunos pelos conteúdos desenvolvidos na escola. Este é um maravilhoso exemplo de como a tecnologia e a “modernidade” podem chegar às escolas e envolver os diferentes setores na construção de um projeto, com objetivos específicos a serem desenvolvidos durante o período letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário