quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dia 17/11/09: a tarde das maçãs!

Mais uma tarde de estudos em Itaara. Nesta tarde, levei para as cursistas maçãs de presente. Esta idéia surgiu após o relato da Profª Carla em relação a seu desejo de receber a fruta como uma homenagem, pois em histórias em quadrinhos e memórias antigas, são as maçãs que representam o carinho e a afeição dos alunos com seus professores. Então, aproveitei este símbolo para demonstrar o meu carinho e gratidão as minhas colegas que dedicaram ao longo este ano, muitas de suas tardes para o GESTAR II.
Como reflexão inicial, assistimos uma apresentação de slides com o poema “Aula de português” de Carlos Drummond de Andrade, para juntas refletirmos que não podemos mais ser e muito menos agir como o professor do poeta. Precisamos mudar para resgatar junto de nossos alunos, a beleza das palavras e o encantamento da leitura.
Após esta reflexão, partimos para o estudo detalhado do TP2. Retomamos os conceitos dos três tipos de gramática (interna, descritiva e normativa) e suas aplicabilidades práticas em sala de aula. Retomei a fala de que uma gramática não pode ser mais importante que outra, que as três possuem espaço nas aulas de português e que precisamos nos apoiar nelas para planejar e fundamentar nossa prática pedagógica.
Retomamos conceitos como os de frase, oração e período para discutirmos as várias possibilidades de organização de uma frase e de um parágrafo. E deste modo, as diferentes possibilidades que estas estruturas nos dão para a produção de textos. Assim, os alunos podem trabalhar diferentes gêneros textuais a partir de uma frase em situações diversas com o uso da língua.
Retomamos também o conceito de arte e de como ela pode propiciar um trabalho ligado a cultura local, regional e nacional, ampliando os horizontes e a visão de mundo de nossos alunos. Associar arte a linguagem figurada é outro caminho que temos para enriquecer o repertório lingüístico e o conhecimento de nossos alunos. Demonstrando por exemplo, que todos nós produzimos nas mais diferentes situações metáforas, metonímias, comparações, ironias e as mais diversas figuras de linguagem em nossos relatos orais. Em função disso, nossos alunos são capazes de produzir também textos com estes recursos.
Finalizamos o TP2, olhando as atividades dos avançando na prática e marcando a data de entrega desta tarefa. Salientei com as cursistas a importância de continuarmos neste ano letivo nos encontrando, mesmo com o cronograma do GESTAR II finalizado. Pois muitos assuntos e dúvidas na aplicação das atividades e no desenvolvimento do projeto ainda poderão surgir. Em função disso, marcamos alguns encontros extras ao cronograma.
Sugeri para as cursistas a leitura de dois livros que levei em nossa tarde de estudos e que servirão para ajudar a orientar nossa “nova” prática de ensino de língua materna. São eles: “O livro de receitas do Professor de Português” de Carla Viana Coscarelli e “A construção da leitura e da escrita” de Márcia Bortone e Cátia Martins.
Antes de concluirmos a tarde analisamos o plano de aula “Ensine a turma a fazer relações entre textos com diferentes opiniões”, retirado do site da revista Nova Escola. E fizemos a leitura do texto “Planejando o ensino de língua” de Heloisa Amaral, retirado do site “escrevendo.cenpec.org.br”. Este último texto semeia idéias importantes a serem amadurecidas em relação a reestruturação dos nossos planos de estudo.
Finalizamos a tarde planejando o nosso próximo encontro que será dedicado ao projeto final do GESTAR II. Sugeri que as cursistas tragam todo o material relevante e importante que tenham para este encontro, bem como a leitura do artigo “Novas perspectivas no ensino de língua portuguesa” de Cristian Wagner de Souza, retirado do site “http://www.unifia.edu.br/”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário