domingo, 8 de novembro de 2009

Dia 05/11/09: uma chuva de idéias!

Antes da chuva chegar, tivemos uma ótima tarde de encontro onde houve um outro tipo de chuva: uma brainstorming. Ela foi provocada pelo texto “Orientações didáticas sobre leitura” retirada do site da revista Nova Escola. E uma boa parte de nossas discussões e trocas de idéias surgiram neste momento. Foram as mais diferentes idéias, desde uso do dicionário até sugestões de trabalhos relacionados a leitura.
Passei para as cursistas um modelo de tabuleiro para organização de um jogo de leitura. Esta sugestão está no AAA5 versão do professor e utilizando este material, discutimos variações de utilização do tabuleiro do jogo e a criação em conjunto com as turmas para a criação de regras para cada jogo que for proposto.
Depois de nossa brainstorming, passamos para o TP1. Retomamos e recordamos diferentes e importantes conceitos sobre cultura e variação linguística. Ressaltei a importância de não criarmos dentro de nossas salas de aula um ambiente de preconceito lingüístico, pelo contrário, nossa missão é desfazer estes equívocos e mostrar que não há certo ou errado na língua, o que há são diferenças.
Valorizar a linguagem oral, a discussão, a troca de experiências é extremamente importante na aula de língua portuguesa, assim como a leitura oral solitária e em conjunto. Aspectos como estes precisam ser reavaliados e revistos por todos os professores como aspectos transformadores de ação e não como “bagunça” como muitos vêem dentro das escolas.
Este TP estimula também a reflexão na questão da importância que um texto deve ter na aula de português. Usando uma fotografia (página 103) deste TP, procurei iniciar a discussão: “O que é texto?”, para mostrar diferentes possibilidades de trabalho e que os mais diferentes gêneros textuais precisam freqüentar nossas salas de aula. Além de reforçar a idéia de que texto é tudo o há sentido e informação dentro de um contexto e isso deve e precisa ser mais explorado em sala de aula. Falamos também do pacto de leitura e de sua importância dentro desse contexto diário dentro das nossas escolas.
Retomamos o conceito de intertextualidade e as diferentes maneiras que ela acontece relacionando os textos. Falamos também do ponto de vista e da importância de exercitarmos como os alunos a mudança de ponto de vista. Esse exercício é uma importante forma de cidadania e de tolerância, coisas que precisam ser melhor e mais trabalhadas com os alunos de uma forma em geral.
Verificamos as atividades dos avançando na prática e avaliamos quais as mais adequadas aos nossos alunos e as séries que eles estão.
Continuamos nossa tarde lendo os textos de Nova Escola: “O que cada um sabe”; “Diagnóstico Inicial” e “Projeto biografias e autobiografias”. Estes textos serviram para um novo debate sobre a importância de conhecer e diagnosticar as dificuldades e problemas de nossos alunos caso a caso. Avaliamos que este tipo de prática é trabalhosa, mas extremamente significativa, pois faz com que os professores saiam da zona do achismo e tenham um embasamento para planejar, discutir e defender suas decisões em sala de aula, assim como o caminho e o rumo que cada ano letivo irá ter.
Terminamos nossa tarde da mesma maneira que iniciamos, com uma imensa brainstorming, de troca de experiências e idéias novas para nossas salas de aula.

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