sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dia 07/07/09: Introdução ao TP4.



Como o tempo está passando rápido. Já estamos com a metade do nosso caminho percorrido em relação as primeiras 40hs do GESTAR II. E agora percebemos que o tempo virou nosso inimigo, pois temos realizado tardes ótimas e muito proveitosas para nosso crescimento profissional.
Já comentamos algumas vezes a necessidade de continuarmos nos encontrando nos próximos anos que virão, independente do GESTAR, ou quem sabe para retomarmos calmamente cada um dos TPs. É lamentável não temos tempo suficiente para dissecar cada um deles. Tudo está muito corrido.
Independente disso, retomamos nossas conversar sobre o filme "Narradores de Javé". Realmente o impacto que ele causou e as reflexões que tiramos dele são plurais e estão modificando nossa visão.
Para introduzir o TP4, fizemos uma discussão sobre "Aprendizagem Significativa" e o que este conceito desperta. Refletimos, buscamos exemplos concretos em nossa prática e diagnosticamos que estamos muito longe na maioria das vezes deste conceito.
E o que fazer para mudar?
Em primeiro lugar, descobrir o conhecimento prévio do aluno. Como? Nos apoiamos no texto da Profª Isabel Cristina Cordeiro da Universidade Estadual de Londrina com o título: "Argumentação e leitura: a importância do conhecimento prévio". E novamente refletimos sobre os tópicos e argumentos dela. Tivemos uma boa discussão e claro, a conclusão é obvia: temos que mudar!!!! Mas não mudar tudo, o que precisamos mudar é a estrutura e a forma de organizarmos as aulas.
Ouvimos também, brevemente as sábias palavras de Paulo Freire sobre a questão do letramento.
De uma forma mais lúdica, busquei o conhecimento prévio das cursistas atarvés do Power Point "Expressões Idiomáticas", fornecido pelo Prof. Mau em nossa formação em Porto Alegre. Muitas risadas foram dadas. Mas conseguimos através desta simples brincadeira despertar nosso olhar sobre as mudanças que precisamos fazer.
Utilizamos um Plano de Aula do site da Revista Nova Escola para exemplificar a "nova" forma de se organizar as velhas idéias, chamado: "Aprendendo a fazer uso da pontuação".
São ótimos exemplos que mesclados aos exemplos e idéias do GESTAR II farão a diferença e trarão as mudanças.
Concluimos a tarde com uma atividade prática da Oficina nº 6 do TP3. E nos despedimos dele. Não totalmente, pois sabemos da imporância que ele tem em nossa caminhada e das várias consultas que faremos a ele na nossa tragetória.
Mas as idéias iniciais do TP4 já estão semeadas. Vamos a partir do próximo encontro trabalhar nestes conceitos e idéias.

Um comentário:

  1. Luciana teu blog está magnífico...
    Sabes como usar as palavras e as imagens, então, dizem e complementam...
    Muito lindo e criativo. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir