terça-feira, 1 de maio de 2012

Icebergs



Trabalhar em educação é como trabalhar no meio de icebergs. Digo isso porque sou professora do ensino fundamental e por mais que existam mecanismos diferenciados para testar a aprendizagem dos alunos, nunca temos a real certeza do que está acima ou abaixo d’água em relação a esta aprendizagem, como os icebergs.    
Fazer uma educação diferenciada que leve em conta a realidade dos alunos e faça uma transformação na sociedade é o ideal de qualquer professor. Mas esta é uma imagem bastante utópica da realidade que o cotidiano de sala de aula apresenta. Por isso, na grande maioria das vezes, nós professores supomos que estamos fazendo a diferença. Mas certeza, nenhum de nós tem! Pois o que está acima ou abaixo d’água, é somente suposição.
Neste desejo de fazer a diferença, nem que seja em alguns momentos na sala de aula, a criatividade do professor aliada ao seu conhecimento supera a falta de recursos e a falta de condições favoráveis que muitas vezes se apresenta dentro das escolas públicas.
E para que todos (professores e alunos) tenham crescimento em seu dia a dia é preciso investimento. Os professores necessitam investir em cursos de aperfeiçoamento que realmente façam a diferença em sua vida profissional. E os alunos precisam investir seu tempo em atividades e atitudes arrojadas e desafiadoras de seus professores. E desta forma descobrir que parte do iceberg está submersa e qual parte está exposta.
Neste viés, passei os últimos dois anos de minha vida profissional acompanhada de um curso de especialização em “Mídias na educação”. Meu investimento foi alto: muito estudo e dedicação, paralelamente a minha atividade profissional. Mas meu retorno está sendo muito grande. Hoje posso dizer que consigo claramente ver os icebergs emergindo d’água.
E como? Aliando a literatura brasileira a tecnologia. Parti da seguinte premissa: se as redes sociais são a forma mais atual das pessoas se autobiografarem, porque não criar uma rede social literária? Com esta ideia na cabeça propus aos alunos a leitura de “Dom Casmurro” e após a leitura a criação de um perfil para os cinco personagens mais interessantes do livro.
Desta forma nasceu o site: perfilliterario.com.br um lugar que após a leitura de livros, os alunos possam criar os perfis de alguns personagens e montar assim, uma rede de perfis literários. Já estão on-line os perfis dos principais personagens de “Dom Casmurro”. E vamos fazer esta rede crescer, com muita leitura e tecnologia.
No site também existem outras sequências didáticas que de uma forma ou outra fazem com que os icebergs apareçam e façam a diferença mesmo que momentaneamente na vida dos alunos.

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