Trabalhar
em educação é como trabalhar no meio de icebergs.
Digo isso porque sou professora do ensino fundamental e por mais que existam
mecanismos diferenciados para testar a aprendizagem dos alunos, nunca temos a
real certeza do que está acima ou abaixo d’água em relação a esta aprendizagem, como os icebergs.
Fazer
uma educação diferenciada que leve em conta a realidade dos alunos e faça uma
transformação na sociedade é o ideal de qualquer professor. Mas esta é uma
imagem bastante utópica da realidade que o cotidiano de sala de aula apresenta.
Por isso, na grande maioria das vezes, nós professores supomos que estamos
fazendo a diferença. Mas certeza, nenhum de nós tem! Pois o que está acima ou
abaixo d’água, é somente suposição.
Neste
desejo de fazer a diferença, nem que seja em alguns momentos na sala de aula, a
criatividade do professor aliada ao seu conhecimento supera a falta de recursos
e a falta de condições favoráveis que muitas vezes se apresenta dentro das
escolas públicas.
E
para que todos (professores e alunos) tenham crescimento em seu dia a dia é
preciso investimento. Os professores necessitam investir em cursos de
aperfeiçoamento que realmente façam a diferença em sua vida profissional. E os
alunos precisam investir seu tempo em atividades e atitudes arrojadas e desafiadoras
de seus professores. E desta forma descobrir que parte do iceberg está submersa e qual parte está exposta.
Neste
viés, passei os últimos dois anos de minha vida profissional acompanhada de um
curso de especialização em “Mídias na educação”. Meu investimento foi alto:
muito estudo e dedicação, paralelamente a minha atividade profissional. Mas meu
retorno está sendo muito grande. Hoje posso dizer que consigo claramente ver os
icebergs emergindo d’água.
E
como? Aliando a literatura brasileira a tecnologia. Parti da seguinte premissa:
se as redes sociais são a forma mais atual das pessoas se autobiografarem,
porque não criar uma rede social literária? Com esta ideia na cabeça propus aos
alunos a leitura de “Dom Casmurro” e após a leitura a criação de um perfil para
os cinco personagens mais interessantes do livro.
Desta
forma nasceu o site: perfilliterario.com.br
um lugar que após a leitura de livros, os alunos possam criar os perfis de alguns
personagens e montar assim, uma rede de perfis literários. Já estão on-line os perfis dos principais
personagens de “Dom Casmurro”. E vamos fazer esta rede crescer, com muita
leitura e tecnologia.
No
site também existem outras sequências didáticas que de uma forma ou outra fazem
com que os icebergs apareçam e façam
a diferença mesmo que momentaneamente na vida dos alunos.
Parabéns pela iniciativa!!! Muito Sucesso! Mro
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