sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dia 03/09/09: pensando nos planos de estudo.


Dia chuvoso e cheio de preguiça em uma época tumultuada em nossas escolas, pois estamos na véspera das comemorações do 7 de setembro.
Pensando na questão da indenpendência, propuz para as cursistas uma reflexão no sentido de nos libertarmos das listagens de conteúdos gramáticais que preenchem os planos de estudo (que nós mesmas criamos) em nosso município.
Com a caminhada que estamos fazendo com o GESTAR II é impossível iniciarmos um novo ano letivo sem mudarmos radicalmente nossas diretrizes.
No final da década passada, quando recebemos em nossas escolas os Parâmetros Curriculares Nacionais, os recebemos sem muitas explicações, com pouco estudo, apenas com a orientação: usem. Desta forma, poucas de nós tem a lembrança da leitura na íntegra do material e muitos dos exemplares que foram enviados naquela época, já se perdem ou desapareceram das escolas.
Hoje, percebemos a importância dos PCNs e o pouco caso que fizemos deles naquela época. Foi muito mais fácil nos debruçarmos nos livros didáticos e nas gramáticas que tínhamos a nossa disposição para formular os planos de estudo. Além do mais, todos nós fomos formados em nossos cursos de graduação, acreditando no poder da gramática.
Mudar nossas cabeças, a forma de olharmos para nossos alunos, a forma de organizarmos e prepararmos as aulas está sendo um dos maiores méritos que o GESTAR II possui. Mudança: isso é o que estas reflexões em conjuto estão proporcionando.
Decidimos então mudar os planos de estudo.
Para isso, precisamos de instrumentos e argumentos. Lemos e discutimos os textos: Gramática sem decoreba do site da revista Nova Escola e Listagem de conteúdos. É necessário? publicado no jornal Diário de Santa Maria. Revisamos também a Matriz de referência de língua portuguesa da 8ª série, retirada do site de MEC.
Observamos atentamente os gráficos que foram gerados com os resultados obtivos após a avaliação diagnóstica de entrada aplicados nas 5ª, 7ª e 8ª séries da Escola Pinto Ribas (turmas da formadora). Como eles e com a ajuda da supervisão da escola, já foram traçadas novas metas até o final do ano letivo. Percebemos a importância desta investigação, pois as metas traçadas são mais realistas e deixam de ser uma coisa genérica, para serem objetivos planejados para cada realidade. Uma vez que, percebemos as particularidades e as dificuldades de cada turma.
Paralelamente ao curso e como projeto final para ele, vamos definir um novo formato para nossos planos de estudo, baseados nos PCNs, nos descritores de língua portuguesa e principalmente no conhecimento teórico que o GESTAR II está proporcionando todos nós.

Um comentário:

  1. Oi gostaria de saber se Marly Pinto foi esposa do Indio Pinto, ele foi meu padrinho, gostaria de saber se existe Geni Saldanha irmã da minha mãe Iracema da Silva Quinhones. Sou Susete da Silva Quinhones, pois as irmãs não se veem há muito tempo. e-mail susetesq@terra.com.br ou escolalisboa@yahoo.com.br Obrigada

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