sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia 10/06/09: Os primeiros passos.


Como toda a caminhada, os primeiros passos são os mais lentos. Só depois de um tempo pegamos o ritmo que ela tem.
Em nosso segundo encontro do GESTAR II foi assim. Iniciamos a tarde readaptando nosso cronograma e conversando sobre as atividades do cursista.
Expliquei a necessidade da composição individual do portifólio e diluido dentro dele um projeto, que norteie os passos do cursista em sua caminhada pessoal.
Assistimos o mestre Suassuna e discutimos a importância de ajudarmos a defender nossa língua e valorizar a cultura local.
E, mergulhamos no TP3. Na sua estrutura, na sua organização e principalmente no seu funcionamento.
Ficou clara a forma com que ele conduzirá a caminhada dos cursistas em direção aos objetivos do GESTAR II.
Descobrimos também os AAAs, as sugestões que eles trazem e a organização que eles sugerem para desenvolvermos em sala de aula as atividades.
Percebemos que muitas sugestões são nossas velhas conhecidas. Que muitas coisas já usamos. O que precisamos é ficar atentos com a organização destas atividades.
Desburocratizar a Língua Portuguesa. Esta foi a palavra de ordem. Mas como?
Nos alicerçamos nas idéias de Sírio Possenti e discutimos vários tópicos de seu livro "Por que (não) ensinar gramática na escola".
Reflexões, muitas foram feitas. Idéias foram semeadas. O TP3 ajudará a organizarmos tudo. Atividades para o próximo encontro já foram solicitadas.
caminhamos, avançamos e vamos seguir em frente. Vamos em conjunto desviar das pedras, superar os obstáculos e ultrapassar as barreiras que surgirem.

Um comentário:

  1. Belo trabalho. O blog está maravilhoso! Parabéns! Teu texto, que noteia teu trabalho, demonstra muito bom senso.

    ResponderExcluir