quinta-feira, 25 de junho de 2009

Opiniões dos cursistas sobre a música "Estudo Errado" de Gabriel, o pensador.

A letra do rap mostra claramente a escola que temos hoje, a nossa situação educacional.
Os tempos são outros e o que no passado era interessante, hoje não é mais. A escola/professor deve possibilitar o conhecimento de uma forma estimulante. É preciso uma interação do aluno com o conhecimento e é importante que o conhecimento de mundo do aluno e a vivência dele fora da escola seja levada em conta.
Para alguns alunos a escola é um lugar chato, as aulas são monótonas... "O problema é que sem motivação a gente enjoa/ O sistema bota um monte de abobrinha no programa..."
Os conteúdos passados aos alunos precisam fazer algum sentido para eles, porque senão o que vai acontecer, realmente, é a decoreba pra tirar dez na prova e ser aprovado.
Nosso sistema educacional precisa ser respensado, atualizado constantemente, assim como nossa prática.

Carla V.P. Wagner

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A letra de "Estudo errado" leva-nos a refletir duramente sobre o ensino ministrado nas escolas brasileiras.
Nossa educação está em descompasso com as novas tecnologias e com a evolução do mundo. Isso torna a escola ultapassada.
Fora da escola encontramos um mundo colorido, prazeroso, dinâmico. Dentro da escola nos deparamos com uma realidade estática, onde as crianças e os adolescentes são tratados como robõs que devem apenas decorar conteúdos que, na maioria das vezes, nada têm a ver com suas expectativas. A desmotivação gera outro problema: a indisciplina na sala de aula.
Segundo Gabriel, os alunos acham que a escola é importante em suas vidas, porém o que nela é ensinado não é útil para a vida. Daí a desmotivação, a vontade de ficar na cama, de ficar no recreio.
Há necessidade de que as autoridades tratarem a educação com mais seriedade e os educandos como o melhor investimento para o futuro da nação.

Jussara G. Schultz

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A letra da música retrata de forma crítica o atual sistema de ensino no Brasil no qual os alunos são apenas meros decoradores de conteúdos poucos relevantes para suas vidas. O método de ensino também recebe críticas por ser muito repetitivo, pouco reflexivo e nada motivador. Essa canção reflete o que, de fato, ocorre nas escolas que se acomodaram com as metodologias e que por medo ou comodismo pararam no tempo.
Essa é a realidade da maioria das escolas brasileiras: aulas desmotivadoras e, muitas vezes, vistas sem sentido por parte dos estudantes; conteúdos que não abordam os seus interesses, e diante disso surgem questões. O que fazer para prender a atenção do aluno? Como competir com as tecnologias? E possível se unir a ela?De quê forma?
De fato, torna-se difícil diante de tantos atrativos tecnológicos competir com o giz apenas. È necessário que haja uma conexão com aquilo que se aprende na escola e aquilo que é usado em suas realidades. Temos que converter aquilo que, supostamente, venha atrapalhar em aliado, tornando-o uma ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem.
A escola tem como função formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de desenvolver autonomia, então, é fundamental instigar nossos alunos através de ferramentas mais motivadoras, atrativas. Decorar conteúdos não forma cidadãos, torna as aulas cansativas e os alunos pouco participativos.
Buscar alternativas é preciso, devemos partir daquilo que eles sabem, dos seus interesses, estabelecer um vínculo entre o conteúdo e um contexto de ensino. A gramática não deve ser eliminada do ensino, mas deve ser repensado o modo de seu uso nas aulas.
Propor novas metodologias de ensino é primordial para modificarmos a situação que vivenciamos por meio de uma aprendizagem significativa e relevante inseridas em um contexto; do contrário, acabaremos perdendo nossos alunos para o que há de pior.

Rochele Santos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário