quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dia 23/06/09: pensando em Letramento.



Iniciamos nossa jornada falando e revendo o video "Estudo errado" de Gabriel, o pensador. Com ele fizemos muitas reflexões. E pensando em nossa prática, planejamos também o que mudar.
Logo após, aproveitamos esta fria e chuvosa tarde de inverno, para pensarmos em Letramento. Apresentei para as cursistas alguns conceitos e reflexões de Magda Soares sobre o tema.
Conversamos, debatemos, discutimos e interagimos com ela sobre Letramento. Mesmo não sendo um conceito novo, ele ainda está muito distante de muitos professores de língua portuguesa.
A importância de nossa atualização real, com conceitos teóricos está cada vez mais evidente. E com isso, comprovamos a importância do GESTAR II em nossa caminhada profissional.
Lamentamos que muitos colegas "de área", não conhecem e desdenham destes novos-velhos conceitos que estamos estudando. Seria muito mais dinâmica a escola se todos os colegas andassem juntos.
Assistimos também um video retirado do Youtube que adapta o poema de Kate Chong e que está no livro "Letramento: um tema em três gêneros" da Professora Magda.
Mais uma vez a questão "listagem de conteúdos" e "é preciso cumprir o programa" surgiram. Estas frases rançosas estão impreganadas nas paredes das escolas. E ecoam a cada momento. Principalmente nos momentos em que as mudanças estão por vir.
No momento mais prático de nossa tarde, utilizamos um plano de aula retirado do site da revista Nova Escola, chamado "Do oral ao escrito" para exemplificarmos como a mudança de nossa prática pode ocorrer.
Viajamos, divagamos e nos divertimos imaginando e planejando atividades. As cursistas criaram seu próprio blog e firmaram o propósito de alimentá-lo o mais brevemente.
Usamos uma parte da Oficina nº 5 do TP3 para finalizarmos nossa tarde.
Mais uma tarde de trocas, de conversas, de experiências partilhadas em nossa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário