sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dia 16/07/09: Falando sobre linguística.


Iniciamos nossa tarde com a entrega e a discussão das primeiras atividades do TP3, que forma aplicadas pelos cursistas em suas turmas. Falamos sobre as dificuldades de alguns alunos em compreenderem as atividades propostas. Também comentamos sobre a facilidade da maioria em desenvolver estas mesmas atividades.
Para que todos entendam a diferença entre a linguística e a gramática, trouxe um vídeo (dividido em 3 partes) do Youtube, com o Profº Sírio Possenti sendo entrevistado pelo apresentador Juca Kfori para um programa do canal ESPN. Nesta entrevista, ele explica claramente e com exemplos fáceis a diferença que existe entre estes dois profissionais e logicamente, nos dá uma aula sobre linguística.
Na sequência da tarde, lemos o texto “Variação e Mudança” também do Profº Sírio. E retomamos as questões abordadas por ele no Livro “Por que (não) ensinar gramática na escola” e fizemos juntos um belo e caloroso debate sobre as questões gramaticais, as listas de conteúdo e de certo e errado e também sobre nosso papel frente a tudo isso.
Um fato é certo, sabemos da necessidade da mudança em nossas práticas docentes. E o GESTAR II está sendo a mola propulsora para isso. Mas sabemos também que as mudanças precisam ter a adesão dos outros colegas que integram o quadro escolar. E em relação a isso, estamos semeando as novas idéias sobre as mudanças que achamos necessárias. Pois desacomodar quem está acomodado em uma situação é bastante difícil. Por isso nossos passos serão lentos e cautelosos neste sentido.
Distribuí para os cursistas o texto “Saber uma língua é separar o certo e o errado?” do Profº Ataliba Castilho da USP, que está disponível no site do Museu da Língua Portuguesa e nos foi indicado pelo Profº Maurício.
Para que os tópicos mais importantes fossem vencidos, visto que o texto é longo e ficaria cansativo lê-lo na íntegra, organizei um PowerPoint para agilizar e fluir as conversas sobre linguística que estavam planejadas para esta tarde. Durante a explanação das lâminas, os comentários, as dúvidas, os questionamentos e as experiências foram aparecendo e sendo partilhadas por todos.
A tarde passou quase que imperceptível. Retomamos a questão do pouco tempo para o GESTAR II que temos neste ano letivo e reafirmamos o propósito de no próximo ano detalharmos o TPs e os AAAs em nossas salas de aula. Bem como a continuidade de nossos encontros quinzenalmente para discutirmos as dificuldades e buscarmos juntos soluções. Creio que o principal objetivo do curso já foi atingido: semear mudanças.
Neste sentido, para finalizarmos nossa tarde, solicitei para as cursistas um texto com as seguintes reflexões:
1- Sua prática em sala de aula está ligada a linguística ou a gramática?
2- Qual destas duas concepções você julga que seja a melhor: a linguística ou a gramática?
3- O que fazer para mudar (se for necessário)?

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