quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia 18/06/09: A música.



Mais alguns passos foram dados. Avançamos em nossa caminhada passando pela música.
Mas em um primeiro momento, fizemos ajustes técnicos ao nosso cronograma. E definimos algumas datas que irão guiar nossos passos e a entrega das atividades previstas.
Após isso, falei sobre experiências e experimentos que estou fazendo com as idéias do GESTAR em minhas salas de aula. Em um momento de alquimia didática, relatei para meus colegas idéias, divagações e mudanças em minha prática. Neste momento, muitas trocas foram feitas e belíssimos relatos orais surgiram.
Falamos de fábulas, pescamos sugestões. Planejamos mudar.
Chamamos também para nosso encontro, o poeta Renato Russo. Dele ouvimos "Monte Castelo". Convidamos igualmente Camões. Comparamos seus textos, propusemos atividades, exploramos possibilidades e fizemos descobertas. Assistimos a uma outra interpretação desta canção que está no Youtube e planejamos, pensamos em mudanças em nossas rotinas. Trocamos idéias e conhecimento.
Ouvimos Adriana Partimpim e assistimos seu clipe. Aquela voz suave fez viajarmos com ela e mais uma vez planejamos. Recriamos aulas, modificamos nosso pensamento e nossa visão. Diversos gêneros textuais foram visitados em nossas reflexões. Diversas possiblididades surgiram. Diversas idéias forma trocadas. Mais uma vez, relatos orais riquíssimos pontuaram nossas discussões.
Coloquei em cena também Gabriel, o pensador. E com sua música "Escola errada", mais coisas surgiram. Desta música, solicitei uma reflexão escrita. Essa música é como um tapa, um balde de água jogado em que atentamente escuta e ela nos diz: Professor acorda! É hora de mudar.
Conclui reafirmando a importância da organização de um projeto diluído no portifólio. Da importância de registrarmos tudo o que acontecer. Pois Paulo Freire, ensinou e reafirmou em sua Pedagogia da Autonomia que “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

Um comentário:

  1. Lu o teu blogger está muito lindo,sempre usando belas palavras para fazer as tuas reflexões.
    Parabnes amiga!!!
    Beijos!!!
    Fabi Imbé

    ResponderExcluir