quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dia: 25/08/09: encerramos o TP4.

Uma bela tarde de sol. Uma bela tarde de estudos.
Navegamos pelo TP4. Desvendamos suas páginas, encontramos seus mistérios. Discutimos e revisamos cada ponto do material.
Retomamos as questões do letramento, do poder do conhecimento prévio, da função das perguntas e os desafios da leitura.
Este TP é a principal arma que o GESTAR II nos ofereçe para redescobrirmos a importância da leitura e a função que ela deve ter na organização de nossas aulas.
Leitura de qualquer coisa, mas não de qualquer modo. Leitura com compreensão e voltada aos interesses dos nossos alunos.
Como o tema transversal deste TP é a diversidade cultural, podemos viajar e trocar exeriências, relatos e planejamentos atividades com este enfoque.
Esta foi mais uma das tardes em que as sementes da mudança foram lançadas no chão.
Discutimos a impotância dos questionamentos do professor, dos desafios que precisam ser lançados para que um novo conhecimento seja produzido e transformando em um novo saber.
Para isso....leitura, escrita, leitura, reescrita e assim sucessivamente até que se dê por acabado o processo.
E desta forma, esquartejamos cada seção deste TP. Com olhar cuidadoso, com anotações feitas em suas bordas, com sugestões de retomada de tópicos e principalmente com disposição e coragem de mudar!
Como exemplo de organização de aula, olhamos a sugestão "Contos sem mistério algum" que está no site da Revista Nova Escola. Precisamos buscar exemplos diferentes para aprendermos a reorganizar nossas aulas e fundamentalmente, nossas cabeças na hora de prepará-las.
Olhamos e discutimos também, as Matrizes e os Descritores de referência da Prova Brasil e concluimos: precisamos em conjunto, reformular com urgência nossos planos de estudo.
Este agora será nosso novo desafio e nosso principal objetivo até o final do ano e dos encontros do GESTAR II.
Aguardem....no encontro de dezembro, contaremos o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário