terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dia 18/08/09: retomando as atividades do GESTAR II.

Após o longo recesso que tivemos em função dos muitos casos da gripe A no sul do país, retomamos as atividades do GESTAR II em nosso município.
Foram três encontros que não tivemos. Hoje, já recuperamos um deles. Os outros dois, serão recuperados em dois sábados letivos de setembro.
E por tudo isso, tivemos que mais uma vez, olhar e reestruturar nosso cronograma de encontros. Tudo certo afinal.
Retomamos de forma breve, o último encontro (16/07), para nos situarmos nas atividades do Gestar e podermos seguir em frente em nossa caminhada na busca da melhoria da qualidade de ensino no nosso município. Comentei com elas o fruto de minhas reflexões naquela data. O texto que foi publicado no jornal Diário de Santa Maria de 31/07/09 (http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,2600790,12826) chamado O letal vírus G.
Após esta etapa, partimos para análise das Provas de Entrada: produção textual e leitura e compreensão de textos, enviadas pelo Profº Maurício. Estes instrumentos de avaliação são muito importantes para diagnosticarmos os saberes nossos alunos. Demostrei o funcionamento delas para as cursistas e principalmente a questão dos descritores, pois eles são o embasamento teórico que estão contidos nos TPs, aplicados na prática.
Analisamos cada uma das provas (de 5ª até 8ª série) cuidadosamente. E concluimos que elas são superiores ao nível de conhecimento de nossos alunos. Tomara que a aplicação destas provas nos contradiga.
Imaginamos algumas formas alternativas para trabalhar com estes instrumentos ainda neste ano letivo. Por exemplo: usar todas as avaliações de leitura e compreensão de textos com as turmas de 8ª série, como forma de preparação para a Prova Brasil.
Mostrei e sugeri as cursistas, utilizar o jogo on-line sobre a reforma ortográfica (http://fmu.br/game/home.asp) com seus alunos em sala de aula ou na sala de informática. Aproveitamos a oportunidade para "brincarmos" com ele. Pensamos também na construção de jogos tradicionais com o mesmo tema.
Para finalizarmos a tarde, distribui a charge 1969/2009 (que está publicada na postagem abaixo) e solicitei a reflexão por escrito das cursistas sobre este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário