Foram três encontros que não tivemos. Hoje, já recuperamos um deles. Os outros dois, serão recuperados em dois sábados letivos de setembro.
E por tudo isso, tivemos que mais uma vez, olhar e reestruturar nosso cronograma de encontros. Tudo certo afinal.
Retomamos de forma breve, o último encontro (16/07), para nos situarmos nas atividades do Gestar e podermos seguir em frente em nossa caminhada na busca da melhoria da qualidade de ensino no nosso município. Comentei com elas o fruto de minhas reflexões naquela data. O texto que foi publicado no jornal Diário de Santa Maria de 31/07/09 (http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,2600790,12826) chamado O letal vírus G.
Após esta etapa, partimos para análise das Provas de Entrada: produção textual e leitura e compreensão de textos, enviadas pelo Profº Maurício. Estes instrumentos de avaliação são muito importantes para diagnosticarmos os saberes nossos alunos. Demostrei o funcionamento delas para as cursistas e principalmente a questão dos descritores, pois eles são o embasamento teórico que estão contidos nos TPs, aplicados na prática.
Analisamos cada uma das provas (de 5ª até 8ª série) cuidadosamente. E concluimos que elas são superiores ao nível de conhecimento de nossos alunos. Tomara que a aplicação destas provas nos contradiga.
Imaginamos algumas formas alternativas para trabalhar com estes instrumentos ainda neste ano letivo. Por exemplo: usar todas as avaliações de leitura e compreensão de textos com as turmas de 8ª série, como forma de preparação para a Prova Brasil.
Mostrei e sugeri as cursistas, utilizar o jogo on-line sobre a reforma ortográfica (http://fmu.br/game/home.asp) com seus alunos em sala de aula ou na sala de informática. Aproveitamos a oportunidade para "brincarmos" com ele. Pensamos também na construção de jogos tradicionais com o mesmo tema.
Para finalizarmos a tarde, distribui a charge 1969/2009 (que está publicada na postagem abaixo) e solicitei a reflexão por escrito das cursistas sobre este problema.
Analisamos cada uma das provas (de 5ª até 8ª série) cuidadosamente. E concluimos que elas são superiores ao nível de conhecimento de nossos alunos. Tomara que a aplicação destas provas nos contradiga.
Imaginamos algumas formas alternativas para trabalhar com estes instrumentos ainda neste ano letivo. Por exemplo: usar todas as avaliações de leitura e compreensão de textos com as turmas de 8ª série, como forma de preparação para a Prova Brasil.
Mostrei e sugeri as cursistas, utilizar o jogo on-line sobre a reforma ortográfica (http://fmu.br/game/home.asp) com seus alunos em sala de aula ou na sala de informática. Aproveitamos a oportunidade para "brincarmos" com ele. Pensamos também na construção de jogos tradicionais com o mesmo tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário